09/02/2015

Bolo de chocolate branco para a Avó {90 anos!}

Fevereiro é um mês de festa! Começa com a Avó, depois sou e eu o senhor cá de casa e termina com o meu Pai. 
Um mês de bolinhos, de festas e alegria. Um mês de reuniões e encontros. O mês mais pequenino mas também o mais doce!

 
E este dia 8 de Fevereiro, a Avó Lurdes celebrou 90 anos! A Avó Lurdes é mãe da minha mãe e infelizmente é já a única avó que tenho por cá. Foi ela que construiu tantas das minhas memórias ligadas à cozinha. É por causa dela que ponho o coração nas mãos cada vez que amasso pão, uma das coisas que me lembro de a ver fazer desde sempre. 
Desta vez não resisti a fazer-lhe um bolo um bocadinho mais elaborado mas escolhi este por saber que os sabores eram suaves e delicados. A receita foi adaptada da revista saberes & sabores da Vaqueiro e como sempre o resultado foi perfeito!
Este bolo é uma mistura de bolo de chocolate com bolo de iogurte, húmido e com uma textura suave. A cobertura fica perfeita, com um sabor delicado e nada enjoativa. 
Ingredientes:
Bolo
1 dl de leite gordo
100 g de chocolate branco
100 g de manteiga (usei Vaqueiro Líquida)
125 g de açúcar
3 ovos grandes
1 iogurte grego natural
150 g de farinha com fermento (usei Branca de Neve)
70 g de amido de milho (Maizena)
1 colher de chá de fermento em pó 
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de vinagre de sidra

Cobertura e recheio
200 ml de natas para bater
200 g de chocolate branco
morangos frescos

Preparação:
Ligue o forno a 170ºC.
Ferva o leite e junte o chocolate partido. Mexa até este estar completamente derretido.
Bata 100 g de açúcar com a manteiga até obter um creme. 
Junte as gemas uma a uma, sem parar de bater. 
Adicione o chocolate derretido e o iogurte e mexa bem.
Junte a farinha peneirada com o amido de milho e o fermento em pó. Misture sem bater.
Dissolva o bicarbonato no vinagre e junte à mistura. 
Bata as claras em castelo com o restante açúcar até formar um merengue e envolva delicadamente na mistura anterior. 
Deite a massa numa forma de 24 cm previamente untada e com o fundo forrado com papel vegetal.
Leve ao forno durante 45 minutos ou até o bolo estar cozido. 

Leve as natas ao lume até levantarem fervura. 
Retire do lume e junte o chocolate partido em pedacinhos. Mexa até este estar fundido. 
Deixe arrefecer e reserve no frigorífico. 
Quando a mistura estiver mais espessa, bata com a batedeira até ficar com a consistência de uma mousse. 
Depois de o bolo estar frio, corte-o a meio. 
Recheie com uma camada de mousse, morangos e outra camada de mousse. Cubra a parte superior do bolo com a restante mousse. 
Deixe solidificar a camada de mousse antes de decorar com os morangos. O ideal é aplicar a cobertura de véspera. 


12 comentários:

Filipa Lemos disse...

Simples e bonito. Gostei muito!

Vera Ferraz disse...

Obrigada Filipa!
Um beijinho.

Lia Lemon and Vanilla disse...

Muitos parabéns à tua avó Lurdes querida vera.
Todas as minhas mais felizes memórias culinárias também vêm da minha avó. A minha mãe é uma excelente cozinheira e tenho muitas dela, mas as mais marcantes são exactamente as que tenho da minha avó que, infelizmente, já cá não está...
Um grande beijinho para a tua avó Lurdes e sim, que lhe faças bolinhos assim lindos e deliciosos por, pelo menos, mais 10 anos e depois pediremos mais, :))!!
Um beijinho,
Lia.

Fátima Fonseca disse...

Adorei o bolo!
Parabéns à avó.

Margarida Ribeiro e Silva disse...

Um bolo tão simples e tão bonito ♥

Gori disse...

Uma idade assim bonita requer realmente um bolo lindo como esse! Muitos parabéns à avó e à cozinheira, é deveras precioso as memórias, os conhecimentos, a vivência que os avós transmitem. Que possam gozar da sua companhia por muito tempo.
Beijinhos

Diogo Marques disse...

Que bela idade! Sortuda a tua avó, o bolo ficou lindo! Parabéns!
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

ziripiti disse...

Parabéns à Avó e à Neta que fez um bolo tão lindo.
Por aqui Fevereiro é também o mês mais recheado de aniversários, pequenino, mas sempre em festa!
Bjs

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

90 anos! Que idade tão linda Vera. Parabéns à tua avó e também a ti, pelo delicioso bolo que nos apresentas e que deve ter feito as delícias da avó Lurdes. Guarda essas memórias que ela te passou como se fossem um tesouro. ;)
Um beijinho.

Ondina Maria disse...

Que bela idade! Tens imensa sorte em ainda ter a tua avó, eu já não tenho nenhum dos meus avós. A minha avó Ana, que pouco vi cozinhar mas cuja lembrança me cheira sempre a cevada fresquinha, faleceu com quase 98 anos, há já alguns anos atrás. E a minha avó Fernanda, com quem eu passei grande parte da minha vida e que me ensinou imensa coisa (inclusivé a mania do "só eu é que sei fazer bem as coisas) faleceu à 3 anos atrás com 87). Portanto, a avó Lurdes está de parabéns e tu também!

Sophia, Mary and Mom ™ disse...

Parabéns Avó, pelos 90 anos e pela neta :)

Bj
Mom

Telita disse...

Hummm - que delícia. Já provava.

______________________
Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

feedly - bloglovin' - Facebook



Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU