17/08/2017

Muffins de atum e tomate seco

Quem lê este blogue deve pensar que nós não fazemos refeições "normais"!! Os últimos posts têm sido comida para petiscar ou "marmitar" e nada de comida de tacho. A verdade é que nesta altura do ano sabe tão bem escapar para a rua e apanhar sol. O verão tem estado muito inconstante, ora está um calor infernal ora umas noites frias e pouco agradáveis. Nós vamos conseguindo aproveitar os fins de tarde da melhor maneira, com mergulhos na piscina, brincadeiras na areia com a pequenita ou simplesmente aproveitando para relaxar na espreguiçadeira.
As viagens casa-trabalho e trabalho-casa (da aldeia) acabam por não custar tanto por saber que o dia acaba de uma forma calma, com o verde (ainda) a encher a vista, os raios de sol mornos a baterem na pele e o chilrear dos pássaros em todas as árvores.
Tem sido um mês enriquecedor, em que temos aproveitado muito a natureza e as coisas que ali temos todo o ano mas que, pela distância, acabamos por usufruir tão pouco.
Viver no campo é realmente viver com outra velocidade. A internet é tão lenta que demoramos imenso a abrir qualquer página por isso o vício de estar constantemente com o telemóvel na mão acaba por ir desaparecendo. A Maria já corre tudo, já diz miau com uma entoação maravilhosa de fazer qualquer um soltar uma gargalhada, adora as galinhas, atirar-lhes pedaços de pão e está o que nós chamamos uma "correona". Só quer rua, adora dar o seu passeio depois de jantar e felizmente (mais uma coisa boa da aldeia!) há sempre a tia que a leva a passear enquanto os crescidos jantam descansados. Nem quero ver quando chegar setembro e voltarem as rotinas de apartamento!!
A receita de hoje combina com estes dias descontraídos. Pode servir de lanche ou entrada, pode ser feita em formato individual ou em forma de bolo. Estes foram feitos para o piquenique babyshower que fizemos em julho a uma amiga.
Ingredientes para 6 muffins:
(adaptado do livro Velocidade Colher de Susana Gomes)

200 g de farinha para bolos
1 c. chá fermento para bolos
1 c. chá bicarbonato de sódio
1 c. chá de sal marinho
1 c. chá de pimenta preta
3 ovos
50 g de azeite
1 iogurte natural
1 lata de atum em azeite
50 g de azeitonas pretas descaroçadas, às rodelas
50 g de tomate seco em azeite, cortado aos pedaços
1 ramo de salsa picado

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre uma forma de muffins com as formas de papel.
Peneire a farinha para uma taça e junte o fermento, o bicarbonato, o sal e a pimenta preta. Reserve.
Noutra taça, bata os ovos com o azeite e o iogurte. Envolva com a farinha, junte o atum escorrido, o tomate seco, as azeitonas, a salsa e envolva sem bater demasiado.
Distribua a massa pelas formas e leve ao forno durante cerca de 20 minutos ou até os muffins estarem cozidos. 

2 comentários:

Paula Moita disse...

Fiquei com muita vontade de experimentar! Parecem ser deliciosos!

Anjo-de-Mel disse...

Já fiz muffins assim, mas com a diferença de ñ terem levado tomate seco. Hei experimentar esta tua sugestão no próximo pic-nic. Bjinhos e bom resto de férias :)

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU