03/03/2017

Showcooking no Mercado Municipal de Abrantes de Receitas para o coração

Já estamos em Março, como pode ser?! E ainda nem consegui falar-vos deste showcooking especial que fiz em Fevereiro...
Por aqui os dias continuam a passar a uma velocidade estonteante. A Maria faz hoje 10 meses [Socorro!! Como é possível?] e não tarda nada estou aqui a falar-vos da festa do primeiro aninho! Mas vamos com calma e uma coisa de cada vez!! [como costumo repetir para mim mesma mil e uma vezes]
Fui convidada para estar no Mercado Municipal de Abrantes, um edifício novo e espantoso, a fazer um showcooking com receitas saudáveis para o coração. A Câmara Municipal de Abrantes tem apostado em dinamizar aquele espaço fantástico com diversas atividades: showcookings, concertos e muito mais, fazendo regressar o velho e saudável hábito de ir ao mercado em vez das grandes superfícies e tentando assim atrair novos públicos, principalmente da malta mais jovem.
O Mercado Municipal fica em pleno centro histórico, bem pertinho de restaurantes e lojas engraçadas como por exemplo a Drogaria Nova
Por mim, fica a vontade de regressar para ver tudo com calma, sem as limitações de horários impostas pela bebé.
O mercado está aberto de segunda-feira a sábado e lá podemos encontrar pão, uma banca recheada com bolos caseiros, flores, fruta, legumes, peixe e carne. Muitos dos produtos são cultivados pelos próprios vendedores, motivo mais que suficiente para uma visita semanal. Além de serem mais saudáveis, os produtos são bem mais baratos e encontramos autênticas preciosidades como figos secos [sem corantes nem conservantes!!], frascos com polpa de tomate e pimentos, chás para todas as maleitas, vários tipos de farinha e tantas coisas mais!

Para este showcooking resolvi transformar uma receita que faço imensas vezes, o Sushi Fingido. É super simples de fazer, basta preparar todos os ingredientes primeiro, fazer uma linha de montagem e depois é um instante! A receita tradicional leva o pão barrado com queijo creme temperado com ervas aromáticas, sal e pimenta. Para este showcooking, substituí o queijo creme por abacate que é uma gordura saudável, rica em Omega 3 que atua como antioxidante e ajuda a controlar o colesterol.

Sushi fingido com abacate
8 fatias de pão de forma integral sem côdea
1 abacate
1/2 manga descascada e fatiada
1/2 pepino
1 embalagem de salmão fumado
sementes de sésamo e papoila
manteiga, azeite extra virgem ou óleo de côco

Com a ajuda de um rolo da massa, espalme as fatias de pão.
Espalhe uma colher de sopa de abacate pela fatia de pão.
Num dos lados do pão, disponha 2 pedaços de manga, 2 pedaços de pepino e uma tira de salmão fumado.
Enrole cuidadosamente o pão como se fosse uma torta. Repita com as restantes fatias de pão.
Num tachinho, torre as sementes de sésamo durante uns minutos até ficarem douradas e começarem a estalar. Transfira para um prato e junte as sementes de papoila.
Pincele cada rolo com a manteiga derretida, azeite ou óleo e passe pela mistura de sementes.
Corte cada rolo em quatro.

Em alternativa aos croquetes tradicionais, levei uma receita de croquetes de atum e batata doce. A batata doce, um hidrato de carbono de baixo indíce glicémico também rico em Omega 3 combina na perfeição com o atum que também é um dos alimentos amigos do coração. 
O rapazinho não resistiu e juntou-se a mim para dar uma mãozinha. Ele que diz que não aprecia batata doce, comeu e adorou.
Croquetes de atum e batata doce
250 g de puré de batata doce assada
2 latas de atum ao natural (se forem em azeite ou óleo, escorrer e passar por água)
1 cebola picada finamente
1 gema de ovo
2 c. sopa de aveia ou farinha de aveia
sal, pimenta e paprika
salsa picada a gosto
sementes de sésamo

Para assar a batata no forno, basta lavá-la, enrolar em papel vegetal ou de alumínio e levar ao forno a 180ºC durante 25-30 minutos. Deixar arrefecer um pouco e retirar a pele. Triturar para obter o puré.

Numa taça, juntar todos os ingredientes exceto as sementes de sésamo e misturar bem. 
Moldar os croquetes e passar pelas sementes de sésamo.
Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 15 minutos.

Para sobremesa, preparei o Brownie de Beterraba e Chocolate. O chocolate com mais de 70% de cacau ajuda a baixar a pressão arterial e a beterraba tem alto teor de fibras que reduzem a absorção do colesterol no intestino. Tudo bons motivos para usar estes dois ingredientes para alegrar o coração de várias maneiras!!



1 comentário:

Susana Machado disse...

que dia bem passado!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU