31/03/2016

To-Do List para sobreviver ao primeiro mês com um recém nascido

crédito imagem maliabphotography
O regresso a casa da maternidade é sempre uma ocasião especial. As emoções continuam ao rubro, as hormonas andam ainda num reboliço pela experiência pela qual, nós mamãs, acabámos de passar e aquilo que numa altura normal parece fácil pode transformar-se numa dor de cabeça.
Cada vez mais os pais vivem este momento sozinhos, ao contrário do que acontecia há uns anos, quando a avó, a mãe, a tia e a vizinha estavam ali ao lado para dar uma mãozinha e ajudar no que era preciso.
Porque por muito boa vontade que alguns papás tenham, a falta de hábito [aliada a uma certa falta de jeito :)] não os deixa safar-se nas tarefas domésticas que nós mães estamos habituadas a fazer. Uma ida ao supermercado, talho ou peixaria pode desencadear um sem número de questões e dúvidas [sem qualquer lógica para nós] e o mais provável é acabar em discussão.
O bebé que acabou de chegar a este mundo e que estava habituado a ter sempre comida, o aconchego na barriga da mãe e o bater do seu coração para o embalar e não está preparado para nos deixar tempo livre o suficiente para conseguirmos fazer estas pequenas tarefas. Cozinhar uma refeição sem ser interrompida é muito capaz de se revelar missão impossível. Mais vale pensar que será assim e planear as coisas enquanto temos tempo e conseguimos pensar com os neurónios todos!
Assim, a um mês e meio de ter a babygirl nos braços, o melhor é garantir a nossa sobrevivência ao longo das primeiras quatro semanas.

To-Do List

- Preparar a ementa para 4 semanas, podem descarregar aqui. Gosto especialmente deste menu porque permite escrever ao lado a lista do supermercado. Só para o caso, subscrevi o plano de entregas para 4 meses e durante este tempo, as entregas acima de 25 euros são gratuitas. Não esquecer de escolher receitas simples colocar a referência da página e livro.
- Preparar refeições, identificar com números e congelar. No menu, basta escrever depois o número da caixa.
- Preparar legumes para sopa, colocar em sacos e congelar. [quaisquer 15 minutos a descascar legumes para uma sopa vão parecer ouro naquele primeiro mês!] 
- Verificar a despensa e garantir que não faltam os produtos básicos para a cozinha e alguns para emergências.
- Verificar que os produtos de higiene estão em stock.

Estas são algumas dicas que nos facilitam a vida naqueles primeiros dias. Não adianta pensar que vamos ter um bebé calminho e sossegado porque mesmo que isso aconteça, será sempre melhor ficar com tempo para dormir, dar atenção ao mano e ao papá e perder horas a olhar para ele a dormir do que ficar à beira de um ataque de nervos!!!

9 comentários:

Bombom disse...

Querida Vera, que grande ajuda partilhas com as jovens mamãs! Quando fui mãe, há 40 e tal anos, nem computadores havia e muito menos bloggers para nos ajudarem com as suas preciosas dicas. Na altura valeu-me a minha mãe, mas nem sempre é possível, como referes.
Na verdade, nesses primeiros tempos de adaptação tudo parece complicado e ainda por cima, muitas vezes quando há um mano, ele pode uma regressão (que é muito normal e geralmente passageira) e dar-nos trabalho a dobrar. Lembro-me que o meu mais velho, na altura com dois anos e meio, voltou a fazer xixi na cama durante uma semana e deixou de comer pela sua mão durante imenso tempo "porque se tu dás ao mano, eu também quero". E tudo isto tem de ser gerido na desportiva e com muita paciência.
Por isso a tua "To do List" é preciosa! Parabéns pela ideia.
Que continues a passar bem e que tenhas "uma hora pequenina" como se dizia antigamente. Um grande beijinho da Bombom

Rosa Santos disse...

Olá Vera :)
Uma dica: vive estes dias como se mais não houvessem... é que depois de ter a babygirl nos braços tudo vai ser mais lindo e, a três...
Que tudo corra muito bem e que seja rápido.
Um beijinho muito grande

Pimentinha disse...

Adorei as dicas!
Tudo de bom para a chegada da menina :)
Bjs

Filipa disse...

Olá! Antes do Afonso nascer , também preparei coisas congeladas (que deram um jeitão) e subscrevi o serviço de entrega ainda grávida (apanhei uma promoção de 50%). Congelar os legumes para a sopa é que ainda não me habituei! Congelas todos os legumes: batata, cenoura, abóbora, courgette, nabo,.. e os vegetais de folhas, juntas depois?

Obrigada e felicidades,
Filipa

vera ferraz disse...

Filipa, eu congelo tudo. Se não gostares do resultado com as folhas frescas, podes substituir pelas que se compram já congeladas, tipo espinafres e brócolos. Mas garanto que na pressa, sabe melhor atirar tudo para a panela e já está! Só é preciso ter o cuidado de cozer em menos água porque por estarem congelados, os legumes libertam mais água.
Um beijinho,
Vera

Tânia Tiago disse...

É uma óptima ajuda partilhada.
Bjinhos

http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

Filipa disse...

Obrigada Vera, vou experimentar congelar tudo:) Filipa

Fernanda Souza disse...

Obrigada pelas dica.
Tive uma bebe dia 17/04/2016 estou vivendo cada momento único.
Parabéns

xunandinha disse...

PARABÉNS pelo nascimento da Maria, quanto às dicas são ótimas, beijinhos

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU