09/02/2016

Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro

25 semanas de gravidez e a vontade de estar na cozinha parece continuar a ser muito pouca. Faço o estritamente necessário para a sobrevivência familiar mas longe das aventuras e desventuras de outros tempos. Esta babygirl vai ser muito esquisitinha, estou mesmo a imaginar :) 
Há dias que até acordo com o espírito e vai de aproveitar antes que passe. E este bolo surgiu assim, num desses raros momentos!
O rapazinho esteve fora, num acampamento, durante o fim de semana inteiro e eu como mãe galinha que sou estive com o coração apertadinho até ao minuto de o ter novamente ao pé de mim. Adorou a aventura, como é óbvio e correu tudo bem mas enfim, o que é que hei-de fazer... não é defeito, é feitio... Dizem-me que quando a babygirl nascer, vou ficar menos galinha mas confesso que tenho as minhas dúvidas. Faz parte do desenvolvimento, faz-lhes muito bem e todos ganham, mas as primeiras vezes são sempre difíceis. No dia seguinte, a contar-me as aventuras, comentou com um ar muito empolgado que tinha comido um bolo tão, tão bom que tinha ficado viciado! Perante tamanha emoção a falar de um bolo (ele, que é mais salgados e raramente toca num bolo!) tentei saber que bolo seria e concluí que talvez fosse o bolo brigadeiro. Fui desfolhar uns livros para ver o que encontrava. E saiu esta tentação. Acho que o convenci porque comeu uma fatia enquanto o diabo esfrega um olho!!

Ingredientes:
(Adaptado de "Nigella Bites")

Bolo:
400 g de farinha Branca de Neve
250 g de açúcar amarelo
100 g de açúcar mascavado claro
50 g de cacau em pó
1,5 c. chá de fermento em pó
1 c. chá de bicarbonato de sódio
1/2  c. chá de sal
3 ovos
1 iogurte grego natural
1 c. sopa de essência de baunilha
175 g de manteiga sem sal, derretida e fria
100 ml de óleo de milho
300 ml de água fria

Cobertura e recheio:
1 lata de leite condensado
30 g de manteiga sem sal
35 g de chocolate em pó
rolinhos de cacau| usei da Vahiné 

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Forre duas formas de 20 cm de diâmetro, forrando o fundo com papel vegetal. 
Numa taça misture os ingredientes sólidos do bolo.
Noutra taça misture os ovos, o iogurte e a essência de baunilha. 
Na taça da batedeira elétrica, bata a manteiga com o óleo e quando estiverem bem misturados, junte a água. 
Junte os ingredientes secos e envolva devagar. 
Finalmente, junte a mistura dos ovos e mexa até ficar tudo bem misturado. 
Distribua a massa pelas formas e leve ao forno durante aproximadamente 50 minutos. 
Deixe arrefecer os bolos na forma 10 minutos antes de desenformar e depois coloque-os sobre uma rede até arrefecerem completamente. 

Para a cobertura e recheio, deite os ingredientes num tacho e leve ao lume, mexendo sempre, durante 10-15 minutos até começar a engrossar. Deixe arrefecer um pouco antes de rechear o bolo.
Coloque um bolo num prato de bolo, recheie, coloque o outro por cima e cubra com a restante cobertura. 
Enfeite com os rolinhos de cacau.
 

13 comentários:

Lia Lemon and Vanilla disse...

Querida #veralindaegravida!!!
Não passa não!!
Eu, mãe galinhissima que a ti me junto, ainda hoje, e o meu rapaz fez 15 anos, sofro horrores quando vai sair para algum lado... Um horror!!
Olha com galinhice ou sem galinhice à mistura, este bolo está de babar e olha que eu nem sou chocolate lover e fiquei aqui a olhar para essa fatia e com uma vontade enorme de lhe dar umas dentadas...
Um beijinho linda,
Lia

Rosa disse...

Verinha!!! Já te disse que tenho saudades dos teus posts??? Acho que já :D :D :D
Beijinhos e boa continuação!

Anjo-de-Mel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anjo-de-Mel disse...

Que aspecto divinal! Comia, já uma fatia, ah pois! Bjinhos e continuação de tudo de bom!

Fátima Fonseca disse...

Eu faço parte do clube das mães galinhas. Como te percebo. E não te quero desiludir mas a galinhice não passa com o segundo filho, pelo menos eu continuo mãe galinha mas a dobrar.
E esse bolo está fantástico. Já tinha saudades dos teus posts.
Bjs

cozinha100segredos disse...

Mãe galinha devia ser o meu nome próprio! Esse bolo faz sempre sucesso! Beijinhos

Iza disse...

Isso de ser mãe galinha não passa não! O meu filho tem 22 e a minha filha 31 e continuo a ser a mãe galinha de sempre :/ Sempre preocupada com eles!
Quanto ao bolo...estou sem palavras! Está lindo, lindo! Quem me dera comer agora uma fatia!
Beijos e boa semana :)

Su Delícia disse...

que bolinho lindooo!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Carla Ramalho disse...

Não sou ainda mãe mas sou uma irmã galinha que anda sempre preocupada com o menino (que já tem 21 anos), e com muito orgulho :D
O bolo está divinal, perfeito ...

gulosoqb.blogspot.pt



Tânia Tiago disse...


O meu filho ainda só tem 13 meses e eu já me junto ao grupo das mães galinhas. Ai, ai...
Bem, quanto ao bolo Vera, uma verdadeira tentação. Ficou lindo, lindo e muito apetecível.
Bjinhos!!

Tânia Tiago
Bimby & Sabores da Vida

Joana disse...

Eheh, é bom ser mãe galinha (acho eu!)!
Quando ao bolo ficou simplesmente perfeito! Claro que o pequenote comeu uma fatia em três tempos!
A cobertura, o interior, tudo perfeito! Até a mim me dá vontade de o devorar! eheh
Um beijinho

Unknown disse...

Olá :)

Posso substituir o óleo de milho por óleo de coco?
O óleo normal que se compra no supermercado não é adequado?

Beijinho,
Filipa

Vera Ferraz disse...

@Filipa Silva, pode substiruir pelo óleo de côco sim!
Um beijinho,
Vera.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU