18/09/2013

Potas fritas à Setubalense

Férias! É o cheirinho que vem com este post! Dias tranquilos, sem horários, sem rotinas e com as páginas da agenda em branco ou pelo menos com muitos poucos pontos para riscar! Se os houver, que seja de um concerto ou de uma sessão de cinema adiada até estes dias, com mais tempo. As refeições também são o espelho disso, de dias calmos que me deixam tempo para dar ao tempo e a certos pratos, como eles merecem. Este não nada é difícil e a paciência destes dias preguiçosos é mais que suficiente. Ainda bem que há dias assim... com muito tempo!

Ingredientes para 6:
1 embalagem de tiras de potas
1 cabeça de alho
4 folhas de louro
sumo de 1 limão
sal e pimenta moída

farinha de milho para panar
óleo para fritar (uso de amendoim)

Preparação:
Deixe as potas descongelar dentro do próprio saco, no frigorífico.
Quando estiverem descongeladas, corte-as como se fossem palitos de batatas fritas, com 1 cm de largura.
Coloque-as numa taça ou tabuleiro. Regue com o sumo de limão, junte o alho laminado, o louro partido e tempere com sal e pimenta. Tape com película aderente e deixe marinar no frigorífico durante uma hora.
Retire as tiras da marinada e passe-as por farinha de milho.
Frite em óleo bem quente, até estarem douradas. Coloque-as num tabuleiro com papel absorvente para retirar o excesso de gordura.
Sirva com arroz de tomate.

19 comentários:

Sofia disse...

Excelente sugestão! Tem um aspecto verdadeiramente delicioso.

Beijinhos
Sofia
http://paladarescompanhia.blogspot.pt/

Liliana (Addicted) disse...

Gostei dessa forma de cozinhar a pota, o aspecto é delicioso!

beijinhos :)

dora ramalho disse...

Aiiii tenho saudades desse manjar :)
Gosto muito.

Bjs
Dora
www.ziripiti.com

Smagalhães disse...

Que maravilha, mesmo ao meu gosto...

http://entredocesesalgadosii.blogspot.pt/

Luisa Alexandra disse...

Adro pota frita, que delícia!

Su Delícia disse...

O Tó ia gostar imenso deste pratinho!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Iza disse...

Uma excelente sugestão. Sabia tão bem ter esse pratinho aqui para o meu almoço de hoje!
Bjs

São Ribeiro disse...

Adoro e com esse arroz ficou uma refeição perfeita.
bjs

Unknown disse...

Que delicia de refeição! :)

Marmita disse...

Sabes que eu sou menina da margem sul, sou menina de choco frito de Setúbal que nada tem a ver com os outros! ADORO e é das coisas que mais saudades tenho de comer, sei que faz mal mas é tão bom! Por isso podes mandar essas potas por correio enquanto não vou a Setúbal? beijo

Xana Bértolo disse...

Parece-me mesmo mto bem!!! Já comi choco frito, mas acho que só pode ter ficado perfeito com pota!!!
beijinhos

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Adoro choco frito, mas agora fiquei com imensa curiosidade de provar essas tuas potas que têm um aspecto tão delicioso e devem ser tão ou melhores que o primo choco. Adorei a sugestão, Vera. ;)
Beijinho.

SBMA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SBMA disse...

Dispenso as potas, mas o arroz ficou-me na retina. Hummmm!!!
ABS

Unknown disse...

que belo aspeto.
Passa no meu facebook e participa no passatempo a decorrer. https://www.facebook.com/pratosquefalam
Bjinhos

Rute Jacinto disse...

Ui, gosto TANTO!! Eu sou menina que estudou em Setúbal e tenho saudades do belo choquinho frito!!! As fotos, ficaram lindas, como sempre!! ;)

Unknown disse...

Olá,
Adoro potas e então estas devem estar maravilhosas e acompanhadas deste arroz de tomate, hum que delicia.
Beijinhos
mística-de-sabores.blogspot.pt

Ondina Maria disse...

que saudades de setúbal!!!!

Unknown disse...

Que boa sugestão 😊


Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU