08/02/2013

Pão de trigo 100% integral


Não há melhor que o cheirinho do pão acabado de fazer. Poderia começar todos os posts de pão desta maneira!
Depois de tanto pesquisar por uma receita de pão totalmente integral, ela surge sem esperar, pela mão de uma colega. Já tínhamos falado deste pão e ela já me tinha dito mais ou menos a receita mas a memória não anda boa e só quando ma entregou em papel, é que a testei.
A minha máquina de fazer pão tem uma cuba para pão de 1,5 Kg e por isso, fiz logo a receita maior. Mas o resultado não foi muito bom, o pão cresceu, cresceu, cresceu, tocou na parte superior da máquina e abateu. Mas a textura ficou como eu queria e esperava. Mais tarde, repeti com metade da receita só para confirmar a minha opinião, que se manteve com uma certeza ainda maior!
Ingredientes para 1 pão de aprox. 1,5 Kg:
600 ml de água morna
2,5 colheres de chá de sal 
1,5 colher de sopa de óleo
1 colher de sopa de mel
865 g de farinha de trigo integral
1 pacote de fermento de padeiro
2 colheres de sopa de sementes de linhaça escura
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
3 colheres de sopa de sementes de girassol

Ingredientes para 1 pão de aprox. 1 Kg:
350 ml de água morna
1,5 colheres de chá de sal 
1 colher de sopa de óleo
3/4 colher de sopa de mel
500 g de farinha de trigo integral 
3/4 pacote de fermento de padeiro ou 25 g de fermento fresco
1 colheres de sopa de sementes de linhaça escura
1 colheres de sopa de sementes de sésamo
2 colheres de sopa de sementes de girassol

Preparação:
Coloque primeiro os ingredientes líquidos na cuba. Se usar fermento fresco, dissolva-o na água morna.
Acrescente os restantes ingredientes exceto as sementes.
Selecione o programa de pão integral e ao primeiro som de aviso, introduza as várias sementes. Feche novamente a tampa e deixe o programa continuar.
Retire o pão mal ele acabe de cozer e deixe-o arrefecer sobre uma rede.
Com a visita da Mãe, veio o primeiro requeijão caseiro deste ano. Perfeito para barrar este pão, e ceder à gula com uma colher de compota de frutos vermelhos. Simples, mas divinal!

Um bom fim de semana!!






16 comentários:

São Ribeiro disse...

Vera adorei o teu pão,ficou lindo.
Eu adoro pão integral, já levava uma fatia para o pequeno almoço.
bj

Su m disse...

Ando a namorar uma máquina de pão há algum tempo e acabo por desistir sempre... mas neste momento estou mesmo inclinada a comprar só para poder ter pão quentinho todos os dias pela manhã :)
Este pão está com um excelente aspeto, um pão completamente integral tende sempre a ficar maçudo (não que eu não goste) mas este parece ter ficado mais fofinho :)

Grande beijinho.

P.S. O bichinho lá está, a portar-se muito bem :)

Tertúlia da Susy disse...

Adorei este pão e irei experimentar.
Kiss, Susy

http://tertuliadasusy.blogspot.pt
http://www.facebook.com/tertuliadasusy

Raquelita Mendonça disse...

Olá Vera. Gosto muito de pão integral mas como sempre o de compra. Tenho máquina de fazer pão mas nunca me correm bem :( Vou experimentar a tua receita um dia destes, tem boa cara. Bom fim-de-semana :)

Luisa Alexandra disse...

Uma maravilha!

Ondina Maria disse...

Estamos em modo "padeirice" :p

Coitada, a minha MFP até já deve ter teias de aranha...

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Adorei a receita, ficou com um aspecto perfeito! Fiquei memso a babar! :)

Beijinhos e bom fim-de-semana! :D

Chez Sónia disse...

Que pão fantástico! E tão simples! Deve ser tão bom... Adoro requeijão, e com doce, é uma perdição!!
Beijinho e bom fim de semana!

Lenita disse...

Olá Vera,
já me apetecia ir fazer outro pão!
Que lindo, escuro, com muita fibra, adorei!
Agora que já tenho MDF vou poder fazer tantas experiências.
BJs

Sónia disse...

Olá! Tenho tb uma MFP mas por enquanto só tenho feito pão com aquelas farinhas já preapradas em quesó é preciso juntar água. Ainda não tentei fazer destas receitas porque não sei qual é a farinha ou o fermento que se usa. Podias ajudar-me nisso?
No livro de receitas da MFP fala em farinha tipo 0 (?) mas no supermercado só vejo tipo 55 e tipo 65! :S E quanto ao fermento? Não é daquele da royal, pois não?
Obrigada!!
Bjnhs
Sónia

Vera Ferraz disse...

Olá Sónia,
Para o pão eu uso farinha Tipo 65, sem fermento e compro-a no Continente. A diferença entre a Tipo 65 e 55 é o tipo de moagem, a 65 é mais grossa e por isso mais apropriada para pão. Essa tipo 0 que fala no livro é de trigo e salvo erro, tem a ver com a quantidade de cinza e eu nunca vi.
O fermento uso granulado (Fermipan ou Vahiné) ou fresco de padeiro, vendido aos quadradinhos.
Espero ter ajudado :)
Beijinhos

Anónimo disse...

Oi Vera, tudo bem?
Dentre várias receitas de pães que namorei na internet me apaixonei pela sua.
Depois fui tentar estudar sobre os fermentos, lendo, lendo e lendo explicações em vários sites e cheguei a conclusão que (pra sua receita) eu deveria usar o fermento que chamamos de Fleischmann (aqueles tabletinhos gelados). Eu adicionei os ingredientes úmidos, dissolvi o fermento na água morna, conforme você explica na sua receita, e por último acrescentei os ingredientes secos.
Ao selecionar o peso, a tostagem e o Programa para Pão Integral, a máquina não misturou os ingredientes e já começou a aquecer no processo de assar... :( snif...
Gostaria que, se possível, você me dissesse pelo menos se eu acertei quanto ao fermento...
E sobre o processo da máquina, vou ligar para o SAC do fabricante na segunda-feira...
Eu ainda quero muito acertar fazer a sua receita... snif...
Desde já te agradeço.
Bjs,
Diane

Vera Ferraz disse...

Olá Diane, nós usamos fermento de padeiro, sólido ou em alternativa, e de igual efeito o granulado.
As nossas saquetas são de 11g e no pão de 1 kg usei 3/4 da saqueta. A receita de pão de 1,5Kg é demasiado grande para a minha máquina e faço a receita mais pequena. Mas nunca me aconteceu começar a cozer sem amassar corretamente :( Não houve engano na quantidade de água?
Boa sorte e espero que depois fique bem. Pode deixar uma foto na pagina de facebook :)--►https://www.facebook.com/pages/Hoje-para-jantar-temos/216341555089783?fref=ts
Bj e boa sorte!

Maria disse...

Olá.

Sabe os passos para realizar esta receita na bimby?
posso seguir os passos do pão "normal"?
obrigada,
Maria

SubZero disse...

Se a Vera me permite gostava de responder a Maria....

Aqui fica a receita na bimby.
Os ingredientes são os mesmos dos de pão de quilo e só testei na Bimby TM5(pois a cuba[copo] das anteriores são menores podendo não ser suficientemente grande)

PREPARAÇÃO:
Coloque no copo o fermento com a água e coloque a tampa, o copo de medida e programe 1 min./Temp. 37°/vel. 2.
De seguida junte o sal, o mel e o azeite programando 30 seg./ Temp. 37°/Vel. 2.
Junte a farinha e o sal, programe 5min/Vel Espiga. Enquanto estiver a amassar, vá juntando as sementes.
Retire a massa do copo para uma forma previamente unhada com azeite (ou forrada com papel vegetal) e deixe levedar até ficar com o dobro do volume.
Pré-aqueça o forno a 180°.
De seguida leve a massa ao forno a 180° por 35 min.
Retire o pão mal ele acabe de cozer e deixe-o arrefecer sobre uma rede.

SubZero disse...

Agradecido Maria Ferraz! A sua recita é excelente.
Já testei na maquina de pão e na bimby! Tenho a acrescentar que na bimby é a melhor que já adaptei!
Obrigado,
Bruno Silva(SubZero)

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU