13/09/2012

Biscoitos de aveia com chocolate e maçã




Ao contrário de muitos, nunca pensei na cozinha como terapia. Quando estou chateada, stressada ou aborrecida fico sem imaginação e apetece-me fazer tudo acabando por não fazer nada. Não foi o caso destes biscoitos. Em plena dieta, e com tal ato de masoquismo, resolvi comprar um livro de Chocolate. Sim, chocolate! E dieta! Pois claro, não combina muito... Olhei, desfolhei, apreciei as fotografias e estes saltaram-me à vista. Adoro biscoitos e bolachas de aveia! Mas  como já me habituei a comer pão integral ou escuro e todos os bolos que tenho feito são também eles com farinha integral, estes biscoitos não escaparam à mesma alteração! É tudo uma questão de hábito e os esquisitinhos que não venham com lérias porque estes biscoitos ficaram deliciosos! 
Querem provar?

Ingredientes (rende 24 biscoitos):
Fonte: The perfect cook book

115 g de manteiga ou margarina
300 g de açúcar demerara
1 c. chá de bicarbonato de sódio
50 ml de água a ferver
125 de flocos de aveia integrais
280 g de farinha integral
1 pitada de flor de sal com pólen de abelhas
55 g de pepitas de chocolate ou chocolate em barra 70% cacau

Preparação:
Bata a compota de maçã com a manteiga e o açúcar num robot até obter uma consistência fofa.
Numa tigela, misture a água ao bicarbonato e depois junte ao preparado no robot. Misture bem. Noutra tigela misture os flocos de aveia com a farinha e o sal. Depois adicione gradualmente ao preparado de maçã e envolva tudo muito bem.
Corte o chocolate em pedacinhos pequeninos e junte à massa anterior.
Deite colheradas de massa num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal.
Deixe um espaço entre os biscoitos para eles poderem crescer sem se colar.
Leve ao forno previamente aquecido a 200ºC e deixe cozer durante 25 minutos.
Retire-os do tabuleiro e deixe-os arrefecer sobre uma rede.


20 comentários:

Ana Mafalda disse...

Também gosto muito de bolachas de aveia e estas ficaram com um aspeto muito mimoso e delicioso :). Beijinhos

O Cantinho da Sophia disse...

Olá bom dia!
Estes biscoitos estão mesmo perfeitos. Adorei! Devem ser tão deliciosos.
Beijinhos

Unknown disse...

Delicia de bolachinhas. Quem disse o integral não é delicioso? Eu adoro. Bjs

São Ribeiro disse...

Adoro bolachas de aveia e se tem chocolate melhor ainda.
Gosto de coisas integrais e os da casa já se habituarão ao pão integral por isso já não estranham.
bjs

Kati Monteiro disse...

Gostei muito das bolachas. E gostei mais ainda da ideia de usar compota de maçã na massa.
Beijos

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha de biscoitos, bem a meu gosto!

Dulce Caldeira disse...

Que bom aspecto! Gosto imenso das massas com aveia, ficam tão boas!
Beijinho:)

Unknown disse...

Que boa receita! E adoro o prato, é de onde?

Paula Vieira disse...

Devem ser deliciosas.

Bjs.

Paula

Unknown disse...

Vera,
Também me habituei a colocar farinha integral nos bolos e biscoitos e olha que não me arrependo nada... os bolos ficam sempre ótimos e, supostamente, estamos a comer algo mais saudável...
Adorei estes biscoitos... já tenho feito apenas de aveia, mas nunca experimentei juntar o chocolate.
Fiquei com vontade de experimentar!!
Bjs

Vera Ferraz disse...

O prato é Bordalo Pinheiro :)
Beijinho.

Inês Ginja disse...

Quais esquisitos, qual quê Vera!
Estão aprovadíssimos :)
Adoro biscoitos, aveia e chocolate parece-me tão bem.
E combina um pouco com uma dieta suave :)
Um beijinho.

Nita disse...

Hmmm realmente sou obrigada a concordar com a Ginja, de esquisitos não têm nada, só mesmo de apetitosos.
E oh Vera o chocolate se for negro (mais de 70% de cacau) não é assim um inimigo tão grande da dieta!

Beijocas

Belle du Jour disse...

Giveaway chanel! Participa!

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Vera,
Esses biscoitos tem tudo que eu gosto. Uma tentação!
Bj,
Lylia

Unknown disse...

Desconfiei desses,mas so conhecia em vermelho!

Vera Ferraz disse...

Por mim tinha de todos! São tão bonitos! E ficam muito bem na mesa... e nas fotografias!
Beijinho.

A Meu Gosto disse...

Estão tão bonitos, bem douradinhos! Adorei :D
beijinho

Ondina Maria disse...

Oh pá Vera, isto não se faz. Não depois das férias! E porque na Beira se come lindamente acho que cá em casa precisamos de uma dietinha... Mas para já há que fazer o re-fill da lata das bolachas :D

Salsa Verde disse...

Uma delícia!
Beijinhos,
Lia.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU