23/10/2011

Bolo de Chocolate da Clarinha

Almoço de domingo e uma grande preguiça de fazer sobremesa... Ontem experimentei esta receita de bolo de chocolate, e como ficou com muito bom aspecto, super fofinho e bastante húmido, foi mesmo a minha sugestão para a sobremesa. A reacção foi muito boa! Os senhores acompanharam com vinho e as meninas com café, humm.... delicioso! Ficou aprovado e quase todos repetiram. Amanhã vai haver quem se lembre do bolo quando for à balança, mas valeu pelo momento de prazer, ainda por cima em família!

Ingredientes:
4 ovos
2 chávenas de açúcar
1 pacote de chocolate em pó
1 chávena de óleo
2 chávenas de farinha
1 chávena de água a ferver

Cobertura:
1 tablete de chocolate de culinária
6 colheres de açucar
12 colheres de leite
1 colher de manteiga

Recheio:
Compota de frutos vermelhos

Preparação:
Bata os ovos com o açúcar até obter uma massa fofinha e a fazer bolhas. Junte o chocolate em pó, e o óleo mexendo sempre. Acrescente a farinha e quando estiver bem batido, deite cuidadosamente uma chávena de água a ferver. Tenha cuidado neste passo porque a massa fica bastante líquida e pode espirrar com a água quente.
Deite a massa num tabuleiro untado com manteiga e farinha ou forrado com papel vegetal.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 30 minutos. Se o tabuleiro for muito grande, deixe cozer menos tempo para não secar muito.

Retire do forno, e transfira o bolo para cima de uma superfície com papel vegetal, deixe arrefecer. Corte ao meio e coloque uma parte num prato, recheie com a compota e coloque a outra parte por cima.

Prepare a cobertura: misture tudo numa taça de ir ao microondas e leve durante 1mn e 30s. Retire e mexa para confirmar se o chocolate derreteu todo. Deite a cobertura por cima do bolo e deixe secar. Decore antes de servir com morangos.

Bom Apetite!

4 comentários:

Daniela Campos disse...

Que óptimo aspecto! :D
A chávena é de quantos ml?
Obrigada

vera ferraz disse...

Olá Daniela,
a chávena que uso habitualmente é uma almoçadeira de 300 ml de capacidade.
Beijinho.

Paula Moita disse...

Chocolate... eu não resisto! Que delícia!

Liliane Nunes disse...

Olá! Fiz esta receita há pouco tempo. Como não tinha reparado no tamanho da chávena, utilizei uma de 240ml, mas ficou óptimo na mesma. Obrigada pela receita! Fez sucesso. Espero ter colocar bem todas as referências a este link:)
Está aqui: http://asmilfacesdalua.blogspot.pt/2014/02/bolo-de-chocolate.html
Obrigada!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU